2013/03/29


Os governos que temos tido.... 

No  tempo de Salazar davam-nos com uma mão alguns tostões e com a outra faziam-nos sinal para que resignadamente ficássemos calados e "mansos". Sabíamos com o que contávamos. Vivíamos uma ditadura conventual e, por ser conventual, os cofres estavam cheios e nós atrasados e isolados no que diz respeito à DEMOCRACIA. Como alguém disse: "Orgulhosamente sós"...?...

Após a euforia do 25 de Abril, com a Democracia Demo instalada, subtilmente começaram a dominar os "eunucos" e os "vendilhões do templo", que até há bem pouco tempo nos acenavam com uma mão cheia de promessas e com a outra esbanjavam com eles próprios e apaniguados. Os cofres ficaram vazios. Foi um descalabro e instala-se a  CRISE para os que produziam e para os que produzem. OS culpados continuam impunes e imunes.

Agora, os que nos governam ou desgovernam,  vão-nos aos bolsos com uma mão e com a outra mostram-nos uma mão cheia de incertezas .... São uns autênticos esbirros-lacaios dos "senhores dos anéis" que vivem na obscuridade aquém e além fronteira.

A actual governação que temos resume-se, a Maçonaria decide, a Opus Dei diz ámen e o povo que se lixe.

Com 76 anos é a primeira vez que tenho esta estranha sensação; sinto-me refém do meu próprio país.

Quando é que os políticos aprendem com os ditados populares como por exemplo: "O que é demais é moléstia". A receita para bem governar é e será sempre moderação, moderação e moderação! E para que assim seja tem de ingressar na governação a cultura da autodisciplina, responsabilidade e respeito pelo POVO.

O ser humano civilizado não gosta e não deve viver isolado. Sente necessidade de comunicar e confraternizar com os outros seres humanos. Deve permutar bens, serviços, ideias, conhecimento e cultura. Não quer e não deve estar sujeito a hegemonia ou monopólios religiosos, políticos ou financeiros. Não deve dominar o seu semelhante nem ser dominado. O ser humano deve ser honesto, respeitador e deve ser e estar sempre LIVRE.

Será esta a minha realidade ou a minha utopia?

Finalmente devemos saber que quando o povo protesta é sinal de aviso e quando a apatia se instala é sinal de perigo! É tempo de reflectir e que haja bom senso.

Penamacor, 12/01/2013


Sem comentários:

Enviar um comentário